domingo, 19 de abril de 2009

E a Igreja?

Este vídeo é um comercial da Pepsi que foi divulgado na noite do último jogo do SuperBowl, o qual ilustra de forma criativa uma diferença entre gerações.



O contexto o qual estamos vivendo hoje é de profundas mudanças na sociedade. Enfrentamos mudanças hoje que nas gerações anteriores levariam muito mais tempo para acontecer. Essas mudanças também têm afetado nossas igrejas.

Desde o dia 14 de abril o SBT tem feito uma série de 3 reportagens sobre religião com o título de FÉ SOB MEDIDA, onde mostra como algumas igrejas têm trabalhado no sentido de se adaptarem às demandas da sociedade moderna.



A igreja do presente só pode entregar uma mensagem que faça sentido na mente das pessoas de hoje se essa igreja também entrar na cultura e falar a linguagem que as pessoas entendam. 

Uma das marcas da missão de Jesus na história foi o fato dEle ter se identificado com a cultura a qual Ele foi enviado.

Ele sendo Deus Filho entrou na historia, nasceu em uma pequena vila chamada Belém, foi registrado como judeu, cresceu falando aramaico e aprendeu a comer e a se vestir como eles. Jesus se encarnou e se tornou homem como nós em uma cultura específica. 
“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.” João 1.14

A igreja do presente só pode entregar uma mensagem que faça sentido na mente das pessoas se essa igreja também entrar na cultura e falar a linguagem que as pessoas entendam.

Jesus recebeu uma missão de Deus Pai e a cumpriu. Desta mesma também somos enviados como extensão desta mesma missão. 
“Assim como o Pai me enviou, eu os envio.” João 20.21

Da mesma forma que a sociedade muda, as igrejas também mudam, e surgem assim um grande número de pessoas consumistas que acabam perdidas em meio ao Mercado da Fé, perambulando entre igrejas, disponíveis a serem seduzidas pelas mais diversas idéias as quais levam essas igrejas a se tornarem cada dia mais complexa e diferente daquela proposta por Jesus.

O repórter finaliza a reportagem com a seguinte fala: 
Na igreja católica ou nas evangélicas, o Brasil da fé é um retrato doBrasil das ruas, nem a religião escapou de uma tendência de mercado, onde o que vale é deixar o cliente satisfeito.


Não podemos confundir a necessidade de entendermos a cultura e falar a sua linguagem com o fato de nos adaptarmos totalmente à ela com a intenção de oferecer o que as pessoas procuram! A igreja não é um lugar de consumo como muitos hoje entendem.

A forma de ser da igreja, seus caminhos e opções têm que nos lembrar Cristo.



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