quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
domingo, 20 de dezembro de 2009
Um Cordel sobre o Natal
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Jorge Rehder
Foi o homem usado por Deus para nos trazer um gostinho do céu.
Deixou ontem em seus amados o gosto da saudade.
Alguém que nos trouxe tanto amor, tanta paz!
Chegou a vez dele desfrutar da REAL presença de Deus.
Um pai amável e gentil, um pastor preocupado com suas ovelhas, um profissional competente.
Poesia que fluía em seu sangue, dom das palavras e da música desde o seu nascimento.
Servo amado de Deus, cumpriu com sua função, caminhou a caminhada sem exitar.
sábado, 31 de outubro de 2009
Soli Deo Gloria
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja, propondo assim uma reforma. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas:
Sola Fide
Sola Scriptura
Solus Christus
Sola Gratia
Soli Deo Gloria
Esta semana em nossos grupos encerramos o estudo das solas, e o desafio a nós apresentado é o de termos as nossas vidas centrada naquilo que Deus têm reservado para nós, vivendo unicamente para glorificar o Seu nome: em momentos de vitórias e de “derrotas”, abundância e escassez, em nossas igrejas e no convívio com nossos amigos, na universidade, no trabalho e em nossa família.
Por isso, vivamos menos para nós e mais para a Sua Glória!
Não existe outro sentido para a vida!
“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Co 5.15
Soli Deo Gloria
Este vídeo abaixo nos foi apresentado neste último fim de semana. Estou postando a pedido de alguns amigos que participaram do grupo essa semana e não haviam visto o vídeo ainda.
"Bendito seja Teu Nome"
Bendito seja Teu NomeNa terra de farturaOnde Teus rios de abundância corremBendito seja Teu NomeE bendito seja Teu NomeQuando estou no lugar desertoAinda que eu ande no meio do nadaBendito seja Teu Nome Cada bênção que o Senhor derramar euDevolvo em forma de louvorE quando as trevas me cercarem, SenhorAinda assim eu direiBendito seja o Nome do SenhorBendito seja Teu NomeBendito seja o Nome do SenhorBendito seja Teu glorioso NomeBendito seja Teu NomeQuando o sol brilhar em mimQuando o mundo é só o mínimo do que deveria
Bendito seja Teu Nome
E bendito seja Teu Nome
No caminho marcado com sofrimento
Ainda que haja dor e sacrifício
Bendito seja Teu Nome
Tu dás e tomas de volta Tu dás e tomas de volta Meu coração escolhe dizer Senhor, bendito seja Teu Nome Eu bendirei Teu Nome
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Liberdade de Verdade
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Perdido??
Falta-nos uma base bem definida a qual precisamos construir os nossos padrões de conduta. Nossas opiniões, idéias e sonhos precisam ser norteadas por alguma coisa. Muitos jovens e adultos hoje estão perdidos na vida, desesperados, sem saber o que fazer por faltar parâmetros, base sólida, princípios para nortear suas decisões e escolhas que a vida demanda.
Os reformadores do século XVI resgataram o valor da Bíblia como Palavra de Deus em um momento da história o qual o povo também precisava de parâmetros diante da opressão causada pela própria igreja. O capítulo 119 do livro dos Salmos trata exclusivamente do desejo e da relação prazerosa e íntima do salmista com a palavra de Deus. Quero destacar em especial o versículo 105:
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”
Tente se imaginar em uma densa floresta em uma noite escura e chuvosa. Desesperado para encontrar o caminho você olha para os lados mas não consegue enxergar nada. Somente escuta o balançar das árvores e o cair da chuva. No seu lugar eu daria tudo para ter em mãos uma lanterna para tentar me localizar e o mais rápido possível encontrar uma saída. O salmista compara a palavra de Deus com uma luz que pode iluminar e facilitar enxergarmos onde precisamos pisar e qual caminho devemos escolher.
Se estamos perdidos precisamos enxergar uma saída e a Bíblia nos ajuda a iluminar o caminho e perceber por onde devemos andar. Como os reformadores do século XVI, precisamos resgatar o valor e a importância da Palavra de Deus para ser a base sólida de nossas vidas hoje.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
"O que mais importa não é o fato que eu conheço a Deus, mas, sim, algo muito maior que está implícito neste conhecimento - Ele me conhece. Eu estou gravado nas palmas de suas mãos. Nunca sou esquecido por Ele. Ele me conhece como meu melhor amigo, alguém que me ama. Não há um único momento em que Ele tira os olhos de mim ou que se distrai e me esquece; portanto, não há um momento sequer em que ele deixa de cuidar de mim. Há um indizível conforto em conhecer este Deus que está constantemente consciente de mim em amor e cuidando de mim para o meu bem."
J. Packer - O Conhecimento de Deus ao Longo do Ano
quinta-feira, 11 de junho de 2009
domingo, 7 de junho de 2009
...Origami...
Mais importante do que começar bem é terminar bem. (Marcelo Gualberto)
Momentos extraordinários começam sempre com momentos ordinários. (Ricardo Agreste)
Informação sem consciência e sem processamento não serve pra nada. Informações podem ser transformadas em vocação. (Ricardo Agreste)
Podemos ser a resposta de nossas orações. (Ricardo Agerste)
Gerações tem passado e o papo da Trindade continua o mesmo: "Quem enviaremos e quem há de ir por nós?" (Ricardo Agreste)
terça-feira, 2 de junho de 2009
A Fábula do Porco Espinho
sábado, 9 de maio de 2009
sexta-feira, 1 de maio de 2009
O Dilema do Sofrimento
Semana passada assisti a um filme chamado: "Quem quer ser um milionário". Filme que chegou como surpresa no Oscar e levou 8 estatuetas, incluindo o de melhor filme.
O filme conta a história de Jamal, um garoto de 18 anos, nascido na periferia de Mumbai, que participa de um jogo de perguntas e respostas de grande sucesso em seu país, uma espécie de "Show do Milhão" da TV indiana. Jamal vai se mostrando um excelente jogador e isso chama a atenção de alguns que pensam ser impossível um garoto pobre como ele saber todas as respostas. Com isso ele é preso sob suspeita de fraude. Para explicar de onde sabia cada resposta e provar sua inocência, Jamal vai contando diversos momentos de sua vida ao lado de seu irmão Salim e de seu grande amor, a garota Latika.
Impressionante que cada resposta certa no programa correspondia a um fato emocionante, triste e surpreendente de sua vida. A platéia e o apresentador do programa se admiravam mas não imaginavam o que estava por detrás daquelas respostas.
A história deste programa me fez lembrar da história de um personagem bíblico chamado José, que também viveu muitos surpreendentes e difíceis momentos em sua vida. José era o filho predileto em meio à seus onze irmãos. Por ciúmes, seus irmãos o lançaram em um buraco e o venderam para uma caravana de mercadores. Ele foi comprado por um oficial do governo egípcio da época e posteriormente foi acusado injustamente de assédio sexual pela sua esposa. Consequentemente foi jogado na prisão e ali permaneceu durante anos. José passou de um jovem mimado e predileto em sua família para uma pessoa que foi vendida pelos próprios irmãos, acusado e preso injustamente e esquecido na cadeia. Certo dia o faraó do Egito teve um sonho, e seu copeiro que havia passado um tempo preso com José se lembrou dele e o chamou para interpretar o sonho de seu chefe. José assim conquistou a confiança de Faraó e foi promovido com isso a governador do Egito. Ele administrou sete anos de fartura que a terra produziu para suprir as necessidades de sete anos de seca e falta de alimento que viriam pela frente, segundo o sonho interpretado por ele mesmo ao faraó. A escassez de alimento atingiu a terra onde habitava sua família e seus irmãos foram obrigados a irem buscar sustento no Egito ou morreriam. Quando José avista seus irmãos ele os reconhece e diz:
“Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito.” (Gn 45.4,5,8)
O sofrimento faz parte da jornada da humanidade. A dor é presente. O choro é presente. Todos temos problemas, às vezes: Uma AVALANCHE de problemas!!! Parece que parou uma nuvem sobre a nossa cabeça e só chove! Isso quando não cai um raio pra finalizar! Chegamos a um ponto de perguntar: “Será que falta mais alguma coisa para acontecer comigo?”
O que quero dizer aqui não é nenhuma fórmula para acabar com o seu ou o meu sofrimento, mas tentar enxergá-lo de uma maneira e propósito diferentes.O sofrimento na vida de José foi desencadeado quando foi vendido pelos seus irmãos, e quando ele os reencontrou, sua postura não foi vingativa nem de rancor. Incrivelmente José reconhece que tudo o que ele passou era necessário para chegar onde havia chegado. Apesar de tudo que ele passou, José entendeu que Deus sempre teve o controle sobre a sua vida. Deus usa de nossos momentos difíceis para nos colocar onde ele quer e cumprir seus planos em nossa vida. É difícil entendermos isso, mas quando tudo passar e olharmos atrás certamente entenderemos o propósito de todas as coisas.
Certamente as dificuldades nunca serão fonte de alegria para o nosso dia, mas quando atribuímos valor à elas, entendemos que Deus está presente e constantemente trabalhando em nós.
Todos os momentos difíceis que Jamal passou refletiram no que aconteceu com ele no futuro. José também entendeu que Deus estava com ele durante seus momentos difíceis entendendo ser necessário passar por tudo aquilo para chegar onde ele estava: Governador do Egito.
Quero desafiá-lo a também entender o sofrimento de maneira diferente no seu dia-a-dia.Sabendo que Deus tem todo o controle sobre a sua vida, e está trabalhando para cumprir tudo que Ele um dia sonhou para você.
Fique firme!
domingo, 19 de abril de 2009
E a Igreja?
O contexto o qual estamos vivendo hoje é de profundas mudanças na sociedade. Enfrentamos mudanças hoje que nas gerações anteriores levariam muito mais tempo para acontecer. Essas mudanças também têm afetado nossas igrejas.
Desde o dia 14 de abril o SBT tem feito uma série de 3 reportagens sobre religião com o título de FÉ SOB MEDIDA, onde mostra como algumas igrejas têm trabalhado no sentido de se adaptarem às demandas da sociedade moderna.
A igreja do presente só pode entregar uma mensagem que faça sentido na mente das pessoas de hoje se essa igreja também entrar na cultura e falar a linguagem que as pessoas entendam.
Uma das marcas da missão de Jesus na história foi o fato dEle ter se identificado com a cultura a qual Ele foi enviado.
Ele sendo Deus Filho entrou na historia, nasceu em uma pequena vila chamada Belém, foi registrado como judeu, cresceu falando aramaico e aprendeu a comer e a se vestir como eles. Jesus se encarnou e se tornou homem como nós em uma cultura específica.
“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.” João 1.14
A igreja do presente só pode entregar uma mensagem que faça sentido na mente das pessoas se essa igreja também entrar na cultura e falar a linguagem que as pessoas entendam.
Jesus recebeu uma missão de Deus Pai e a cumpriu. Desta mesma também somos enviados como extensão desta mesma missão.
“Assim como o Pai me enviou, eu os envio.” João 20.21
Da mesma forma que a sociedade muda, as igrejas também mudam, e surgem assim um grande número de pessoas consumistas que acabam perdidas em meio ao Mercado da Fé, perambulando entre igrejas, disponíveis a serem seduzidas pelas mais diversas idéias as quais levam essas igrejas a se tornarem cada dia mais complexa e diferente daquela proposta por Jesus.
O repórter finaliza a reportagem com a seguinte fala:
Na igreja católica ou nas evangélicas, o Brasil da fé é um retrato doBrasil das ruas, nem a religião escapou de uma tendência de mercado, onde o que vale é deixar o cliente satisfeito.
Não podemos confundir a necessidade de entendermos a cultura e falar a sua linguagem com o fato de nos adaptarmos totalmente à ela com a intenção de oferecer o que as pessoas procuram! A igreja não é um lugar de consumo como muitos hoje entendem.
A forma de ser da igreja, seus caminhos e opções têm que nos lembrar Cristo.
domingo, 12 de abril de 2009
Um Sepulcro Vazio
Solidão
Oração
Traição
Um Corpo Esmagado
Julgamento
Sol escaldante
Uma montanha
Um caminhar
Uma cruz
Um Rei
Dois ladrões
Muitos soldados
Muitas pessoas
Pregos, lança e coroa
de espinho
Suor
Dor
Lágrimas
Um último suspiro
Escuridão
Decepção?
Dúvida?
Medo?
Três Dias
Um Sepulcro
Uma pedra
Removida
"Ele não está Aqui!"
RESSUSCITOU
!!! Vida !!!